sexta-feira, 16 de maio de 2008

INFORMAÇÕES

INFORMAÇÕES
March 29th, 2008

- O primero vôo de um aparelho mais pesado que o ar.

23 de outubr de 1906 ás 8:30,uma multidão aguardava ansiosa , no campo de Bagatelle. O anúncio evocado pela imprensa parisiense: o primeiro vôo de um aparelho mais pesado que o ar,por seus próprios meios.Mais ansiedade.Uma falha na hélice forçou o adiameto do teste para a parte da tarde daquele dia.Ás 16 horas,Santos Dumont acomodou-se no 14 bis e sinalizou ao púlico para que se afastasse.Motor funcionando,hélice girando,as rodas de bicicleta do pequeno avião começaram a se mover…”as duas rodas deixam de tocar o chão;e o aeroplano começa a se erguer a 10 centimetros,20,30,meio metro…e com efeito,voa.sua elegante silhueta,toda branca,descreve um gracioso arco a esquerda e desce,tocando suavemente o solo”,documentou um jjornal parisiense da época.A multidão ficou tão empolgada com o que acabava de ver que rodeou o avião e seu piloto,antes mesmo de o aparelho parar de se movimentar totalmente.

Essa data tão importante será sempre lembrada pela humanidade:o primeiro vôo de um avião,registrado publicamnte,realizado por Alberto Santos Dumont .

- Dengue,Cuidados básicos.

1- O que é dengue?

É uma doença causada por um virus e transmitida por um mosquito,o Aedes Aegpti.

2 - Como se pega a dengue?

O mosquito transmissor pica uma pessoa com dengue.O virus se desenvolve dentro do mosquito que ,depois de 8 a 12 dias ,passa a tranmitir a doença e pica outra pessoa e por ai vai…

3 - Quais os sintomas da dengue?

Febre alta,dores musculares,dor atrás dos olhos,fortes dores de cabeça,manchas avermelhadas na pele,fraqueza e falta de apetite.

4 - Como evitar a doença?

Para se combater a dengue é essencial evitar a proliferação do mosquito transmissor.Eszte mosquito se procria em ambientes úmidos e em águas paradas,mesmo limpa.quando a equipe da Fundação Nacional de Saúde,FNS passar com o “fumassê”que pulveriza e inseticida,abra portas e janelas,cubra os alimentos,gaiolas,aquários e os latões contendo água potável.

Não deixe acumular água em pratos e vasos de planta,Substitua água por areia grossa e umedecida,Esvazie as garrafas sem uso, todo recipiente que possa acumular água deve ser guardado de boca para baixo e os materiais descartáveis devem ser jogados em lixo,fechados em sacolas,como por exemplocopos plásticos,tampinhas de garrafa, e outros.Os pneus velhos devem ser guardados em local coberto e fora de chuvas ou furados pois ,é um local dos preferidos pelo mosquito da dengue.Mantenha caixas d’água,poços , latões e filtros bem fechados.troque diariamente a água de bebedouros de animais.Mantenha limpas calhas,lajes e piscinas.

*** todos devem participar dessa campanha contra a dengue.se cada um fizer sua parte concerteza diminuiremos o número de infectados,e nunca se sabe onde está a próxima vitima devido a atuação do mosquito transmissor que pode estar perto de você.Pense nisso?

- Tuberculose.

O que é isso?

É uma doença grave transmitida pelo ar,que pode atingir todos os órgãos do corpo,em especial os pumões. O microorganismo causador da doença é o bacilo de Koch,cientificamente chamado de Mycobacterium tuberculosis.

Sintomas

Tosse crônica( o grande marcador da doença é a tosse por mais de 21 dias),febre,suor noturno (que chega a molhar o lençol),dor no tórax,perda de peso lenta e progressiva.Quem tem tuberculose não sente fome ,fica anorexico e com adinamia(sem disposição para nada).

Tratamento

a prevenção usual é a vacina BCG,aplicada nos primeiros dias de vida e capaz de proteger contra as formas mais graves da doença.Se houver a contaminação, o tratamento consiste na combinação de três medicamentos: rifampicina,isoniazida,e pirazinamida. O tratamento dura em torno de 6 meses.se o doente tomar os medicamentos corretamente,as chances de cura chegam a 95%.É fundamental não interromper o tratamento,mesmo que os sintomas desapareçam.

-Bullying,não vale a pena.

O que é isso?

É aquela gozação que se faz (geralmente na escola)com os colegas onde as pessoas são submetidas ao ridiculo pelos colegas mais fortes.Ás vezes chega-se a té a agressões fisicas.

Significado da palavra

Batizada de “Bullying” por especialistas de comportamento infantil a palavra significa : intimidar,ameaçar,maltratar.Só pelo significado se vê que é uma p?tica cruel e que deve ser rejeitado e combatida em todosos meios,pois inclusive há adultos com esse comportamento.

Onde acontece?

principalmente em escolas,clubes,lugares públicos.

Como acontece?

Não bastasse a dificuldade que as escolas enfrentar para tratar esses casos a crescente popularização da internet pode muitas vezes agravar a situação.Blogs,mensagens instantaneas,e-mails,e celulares já são usados com frequencia por crianças que querem humilhar os colegas.

O que fazer para combater?

Tente respeitar direitos e privacidade dos outros.Ponha-se no lugar do outro e pergunte-se:como se sentiria se fizesem com você?resposta.Muito mal , não iria gostar.Pense em algo que não gosta e imagine alguém fazendo,como iria se sentir?se você já praticou estes atos ,não pratique mais,pois humilhação é coisa terrivel para quem sofre,ninguém quer passar por isso.então respeite os outros assim como você quer ser respeitado.Vamos assim fazer um mundo melhor sem ignorancias e crendices bobas .

Breve mais comentários informativos.aguardem!

Nenhum comentário: