quarta-feira, 23 de abril de 2008

Considerações bíblicas-A igreja modelo

A organização da igreja deve seguir o modelo neotestamentário?A principio sim.Cremos que o de como devemos agir,ou como devemos nos organizar,ou fazer qualquer outra coisa deve ter como base o modelo das Escrituras.A igreja aparece sendo organizada no Novo Testamento e dai devemos tirar o modelo de organização.
A igreja começa a ser edificada por Jesus Cristo entre os 12 apóstolos,sendo o fundamento a rsosta de Pedro a Jesus quando este perguntou:"que dizem os homens que sou eu?" e a magnifica resposta inspirada e revelada pelo Espirito Santo,que o próprio Jesus declarou ter sido revelada pelo Pai,que está nos céus:"Tu és o Cristo,o Filho do Deus vivo". O apóstolo Pedro se tornou um privilegiado entre os discipulos por ter recebido a revelação de Deus a respeito de Jesus e teve ele a responsabilidade de primeiramente ter as chaves do reino dos céus,podendo ligar na terra o que estava ligado no céu e desligar na terra o que estava desligado no céu,Mateus 16:16-19. Esta responsabilidade de ligar e desligar o senhor Jesus transferiu para a igreja ou a comunidade dos discipulos no caso em que houver litígio, desentendimento, desavença ou ofensa(no termo biblico pecado) entre os irmãos ou e um irmão pra com o outro e se o ofensor não quiser escutar as testemunhas e por fim ,não escutar a igreja(Mateus 18:5-20).
Estes dois textos conjugados nos fazem perceber que as chaves do reino são o poder de perdoar e admitir ou deixar de admitir alguem na igreja, de acordo com o procedimento individual de cada pessoa em relação aos seus irmãos. Fica claro no ensino de Jesus que o esforço para se perdoar um irmão deve ser inesgotável de nossa parte, porém, deve haver disciplina no caso de intransigência ou resistência ao perdão. Jesus mostra o que Deus fará aos resistentes. (mat.18:21-35).
Se torna evidente que a formação eclesiástica inicial tinha suas caracteristicas próprias. A igreja dependia da orientação de Jesus, que estava presente em corpo físico. Jesus primeramente escolheu doze discipulos e apóstolos e os comissionou para a obra evangelística e depois como conseqüencia designou outros setenta para a evangelização (Lucas 9:1-6;10:1). Naqueles momentos primordiais da igreja, Jesus seguiu um modelo escolar, pois, havia necessidade do ensino que ele transmitia ser repassado para outras pessoas, pois, o objetivo de Jesus era alcançar todos os seres humanos e ensiná-los a ir em direção a Deus. Mas como fazer isto?com uma instituição que tivesse disciplina e ensinamentos, apóstolos (Mestres, professores) e discipulos (submisso, aluno) seria sem dúvida o melhor meio a ser empregado para tal fim.
A Igreja concebida por Jesus, em seus momentos iniciais eram uma escola dos enssinos do Senhor, que produziam muitos frutos naqueles que a ela aderia, por causa de seus ensinamentos espirituais e sobrenaturais.
Após a ascensão de Jesus, conforme relatam o livro de Atos dos Apóstolos, o modelo seguido pelos discipolos, para a organização da Igreja foi de uma comunidade de bens, onde as pessoas eram enssinadas pelos apóstolos e através do batismo ingressavam na Igreja, sabedores dos seus deveres de estimar seus irmãos e obedecer a Deus sobre todas as coisas (Atos 4:32 - 37). E aqueles que penssavam poder enganar a comunidade com planos contrarios ao principio de participação total, sofreram conseqüências desastrosas, como o caso e Ananias e Safira (Atos 5).
O que pretendemos é mostra aqui é que a instituição da Igreja primitiva dos apóstolos continuou, embora com algumas modificações, sendo uma isntituição de enssino dos conhecimentos da pessoa de Jesus Cristo e suas doutrinas. O principio de escola continuou e os novos converssos a fé cristã eram também chamados discipolos (Atos 6:1 - 7).
O apóstolo Paulo também seguiu nessa mesma direção. Ele declara: "Sede meus imitatores, como eu sou de Cristo"(I Corintios 11:1). Ele proucurou dar o exemplo para que ooutros seguissem seus passos. É a maneira mais pratica de enssinar a doutrina de Cristo, Tratando - se de doutrina que impõe uma prática de vida. Desta forma o apóstolo conseguiu muitos discipolos e foi também importante enssinador. O principio de instituição escolar continuou. E hoje, como a Igreja está organizada, será que o mesmo principio de escola, de aprendizado de vida, de contuta, de doutrinas aplicáveis na vida prática, continua? O modelo atual de Igreja perdeu essa postura de escola. A Igraja se tornou com o passar dos séculos a ser considerada como um reino humano com seus reis, principes, ministros e sacertodes, criando leis que supunham ser transmitidas por Deus, porém muitos decretos, leis, regulamentos, regras etc..., acabaram indo contra os pŕincipios doutrinários de nosso Senhor Jesus Cristo. Dai a Igreja perdeu muito da sua essência de escola doutrinária, que foi colocada como alvo secundário. Prova disto é que em todas as Igrejas atuais existe um departamento próprio para o aprendizado dos novos convertidos ou da continuação do doutrinamento, quando na verdade deveria não ser um departamento, mais as reuniões da Igreja deveria ter o teor de escola, de enssino a todo momento. O que aconteceu é que a Igrja se tornou para o povo uma opção de lazer e até diversão, houve uma troca do lazer mundano para o lazer "Espiritual". Mais isto certamente distorce o conceito de Igreja implantada por Jesus.
(Matéria publicada no Paz e Amor Informativo Evangélico de nov/dez.2002, pág. 3 - Autor: Pr. Geuele Rabelo)

Nenhum comentário: