sexta-feira, 3 de agosto de 2007

"E Jesus disse-lhes;Adverti,e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus".Mateus 16:6
Membros dessas duas seitas judaicas foram a Jesus pedir um sinal do céu,e Jesus responde incisivamente:"Nenhun sinal será dado,senão o sinal do profeta Jonas".
Depois deste incidente jesus advertiu os discipulos sobre o fermento dos fariseus e saduceus,que eles só entenderam depois que Jesus falava da doutrina deles e não do pão.Esta foi uma das comparações que Jesus fêz.Fermento comparado a doutrina e vice-versa.Assim como o fermento faz crescer a massa,uma doutrina errada faz crescer o erro não só individualmente ,egoisticamente,mas se espalha rapido como uma epidemia contaminando as pessoas.Mas o que existe de ruimna doutrina dos fariseus e saduceus para que Jesus os comparasse tão negativamente?aparentemente eles eram 'bons' crentes;tinham comportamento social exemplar,ensinavam o amor ao próximo e a Deus como determina a lei de Moisés dada aos israelitas pelo próprio dedo de Deus que a escreveu em tábuas de pedra.Onde estava o erro?O próprio Jesus os apontou:hipocrisia(falsidade de coração),falta de misericórdia,falta de fé,deturpação do juizo,ou seja,corrupção,acusação e castigo de inocentes(como aconteceu com Jesus),impunidade corporativa(veja mateus 23:23).Compotamento que se baseiam nas aparencias,muitas vezes rigorasas da religião,e se alastram contaminando as pessoas quase imperceptivelmente passam a imitar e consequentemente se escondem atrás de normas e preceitos,que não levam a verdadeira conversão,onde os frutos aparecem:mansidão,dominio próprio,amor,prazer,paz,bondade,misericordia,compaixão(Gálatas 5:22).
HOJE EM DIA VIVEMOS EM MEIO A TANTAS REGRAS RELIGIOSAS NO MEIO CRISTÃO,normas rígidas que norteiam nosso comportamento,que não estamos imunes áqueles que como os fariseus e saduceus criam organizações eclesiásticas ou agem isoladamente de modo parecido .
Esta advertência é válida para nossos dias.possamos viver o Evangelho autêntico onde h'perdão para o próximo,perdão de Deus para nós,sem exageros e com toda modéstia e humildade(Mateus 6:9-15).Que o Senhor Jesus nos abençoe e ensine a todos.
(Publicado no numero1,abril a junho/2007,ano23,pag.1)

Nenhum comentário: