domingo, 25 de novembro de 2007
terça-feira, 13 de novembro de 2007
Missiologia-Evangelismo
Principios básicos sobre
evangelismo
1-Definição:Evangelismo significa anunciação,propagação e pregação do evangelho e o envolvimento de uma ou mais pessoas nesta atividade.Esta é a definição de evangelismo que compreendemos e que falamos aqui neste estudo.
A- Pratica e desenvolvimento
A pratica do evangelismo começou no surgimento cristianismo(o próprio Jesus Cristo evangelizou muitas pessoas)mas tem sua origem no Antigo Testamento ,embora não se conhecesse termos como Evangelho e missões,que são utilizados atualmente.Um dos exemplos mais remotos que poderiámos citar e que ficou na história biblica com o um fato relevante é o de Noé pregoeiro da Justiça ,assim chamado no Novo Testamento,por pregar o evangelho(Não conhecido como tal,mas de caracteristicas semelhantes),e que podemos citar como caracteristicas desta pregação em semelhança ao evangelhio de hoje?O anuncio da salvação,pelo arrependimento,conversão e fé e o juizo e condenação pela rejeição.
Durante a disdispensação da lei,esta deveria ser divulgada a começarde dentro de casa e deveria ser lida uma vez ao ano para todo o povo.no tempo de jesus Cristo já haviam os escribas que eram doutores no estudo da lei e seus principios.Diga-se aqui que o conteudo da lei tinha muito do evangelho,embora como no dizer do apóstolo Paulo estava 'oculta' em mistérios até o devido tempo em que foi revelado.1ºcorintios 2:7-10.A Jeremias foi dito'clama a mim e responderte-ei e anunciarte-ei coisas grands e ocultas que não sabes'.Jeremias 33:3.
Os profetas eram anunciadores do evangelho,num tempo em que os fatos e as profecias apontavam para a esperança futura de Israel e a vinda do messias.Veja Isaias 61:1.
Jesus Cristo aplicou para si os dizeres da passagem de Isaias acima citada "O espirito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar as boas - novas aos pobres Enviou - me a restaurar os contritos de coração, e proclamar liberdade aos cativos, e abertura de prisão aos presos,..." Foi ele o pregador por excelência, o Mestre Divino ensinando por parábolas e falando para os dícipulos num monte (Mateus 5) ou no templo (mateus 24), Jesus foi o grande profeta e pregador das multidôes.
A ele se seguiram os apóstulos e posteriormente os presbiteros que são os atuas pastores.
O apóstolo João se destacou como pregador do amor e das coisas futuras, o apóstolo Paulo foi o pregador da graça divina, Pedro foi o pregador da edificação da Igreja, estabelecendo as bases e o início da pregação apostólica. Todos estes citados e muitos outros foram pessoas que obedeceram a ordem de Jesus:"Ide por todo o mundo, e pregai o evangélio a criatura." (Marcos 16;15).
2 - Cumprindo a ordem de Jesus - preparam
Como já falamos os apóstulos e pregadores do tempo da Igreja primitiva, nos primeiros séculos do cristianismo se esforçaram para cumprir a ordemk do "Ide" de Jesus Cristo o fato de cuimprir a ordem do nosso grande Mestre requer de nós alguns requisitos indispensáveis:
1 - Disponibilidade e entrega ao Senhor Jesus. Quando falamos de disponibilidade não quero dizer que tenhamos que lagar tudo para sair evangelisando, mais colocar nossa vida a disposição de Cristo para que ele nos use segundo sua misericórdea. Não importa onde estejamos ou o que estamos fazendo, não importam as circunstancias que nos envolvem, podemos nos dispor para sermos luz e sal para os que estão perdidos. Através do nosso exemplo, ações, maneira de tratar as pessoas, a forma como encaramos a vida, como nos comportamos, nos farão te vencida a primeira etapa entre os requisitos para sermos evangelistas, pregadores da Palavra de Deus. (Mateus 5:13).
2 - Precisamos nos preparar para enfrentar oposições, pois ao contrário do que muitos pensam, levar a boa Palavra de boas novas, a semente santa, nos atrairá uma forte oposição da queles que tão cegos espiritualmente, e do adversário das nossas almas, o Diabo, que usará todos os meios para nos desanimar. Embora temos um alento nos dizeres bíblicos: "Bem aventurados são os pés dos que anunsiam as boas novas." Romanos 10:15, sabemos que os pés bem aventurados também pisam em espinhos,tropessam em pedras, sentem o calor da areia no deserto e se cansam ao caminhar a longa distância a procura das ovelhas perdidas.
É necessário esta preparado para sofrer afrontas, para se privar de bens e prazeres, para saber ouvir e saber responder com amor, mesmo com o coração ferido.
3- Ter uma vida de comunhão e adoração. É imprescindível ao que deseja pregar o evangélio que se dedique a oração, nas suas várias formas (pública, em grupo, pessoal), mas resaltamos que a oração e meditação pessoal, na intimidade entre você e Deus, muitos te ajudará. Quando estamos constantemente em oração certamente temos comunhão com o Senhor; porém só essa comunhão não basta. É preciso ter comunhão com os irmãos. É preciso fazer parte da família cristã que está no mundo, mas não pertence ao mundo. Em outras palavras, é preciso esta como membro de uma igreja, que seja um grupo unido (conforme o Salmo 136) para pregar o evangélio genuino.
Jesus ensinou que sem ele nada podemos fazer (João 15:5) o apóstulo Paulo alertou para o privilégio e necessidade de participar do corpo de Cristo, que é a reunião de todos os seus membros (1º Coríntios 12:12-27).
4- Buscar e ser cheio do Espí rito Santo. Este requisito é de tamanho inportancia pois, por ele os demais, serão concequências. O crente necessita estar sempre sendo preenchido pelo Espírito Santo, pois é ele que nos orienta, nos ajuda nas fraquezas e intercede por nos com gemidos inexprimíveis ( Romanos 8:26).
Para a missão sagrada de evangelizar é preciso ter em primeiro plano a presença do Espírito que nos fortalece (Filipenses 4:13) nos dá palavra (João 16:13-15), e nos edifica, anima e exorta através da profecia.
Para ser cheio é preciso buscar:" Buscar e achareis..." (Mateus 7:7).
5- Crescer na graça e no conhecimento: Várias vezes a bíblia nos exorta a esta tarefa. Lembro dos meus anos de infância quando comecei aprender a ler e escrever. Era difícil até segurar o lapís na mão, e as letras que pareciam tão complicadas de desenhar, era preciso ser artista para fazer uma letra. Não foi nada fácil para isto, mas com a insistência da professora me acostumei a escrever e aprendi a soletra e hoje sei ler com perfeição. As vezes dava vontade de sumir e algumas vezes até eu fugia para trás da sala de aula, por não aguentar ficar escrevendo aqueles garranchos.
Assim também somos nós na fé. Com muito custo aprendemos alguma coisa importante na graça do Senhor. Muitas vezes até demorarmos anos para entendermos coisas depois vamos achar tão simples.
O segredo para crescer na graça e no conhecimento é não desanimar, não se deixar vencer pelas lutas e dificuldades, perseverar e não se acomodar com o que ja sabe, pensando que não há nada mais a aprender, para isto é preciso abrir o ouvido espiritual, que está no coraçaõ para estar sempre aberto as coisas novas que Deus quer nos falar. "Clama a mim e responder-te-ei; e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes." Jeremias 33:3.
3- Cumprindo a ordem de Jesus-praticando
Nós não devemos ser como aquele que se olha no espelho e saindo depois não se lembra mas do seu própio rosto. Tiago 1:22-25. Para evangerlizarmos é necessário preparo espiritual (como mensionamos) mas, é preciso saber que o mais importante e gratificante é realizarmos na prática a obra de evangelismo.
I- Ja nos referimos a ser luz e sal da terra atravez do nosso testemunho de vida. Porém, nós temos uma dádiva de Deus , um presente, que a fala, a habilidade de comunicação inteligente, e devemos usar este dom de Deus para exaltá-lo, glorificá-lo e fazê-lo conhecido e à sua vontade.
II- Uma das maneiras mais simples de comunicação é o diálogo, a conversa. Foi o método utilizado por Jesus, sendo exemplo para pregação. Através da conversa e do diálogo podemos nos colocar diretamente e individualmente frente a frente com a pessoa alvo da pregação e podemos tirar dúvidas e da respostas imediatas as pessoas. Jesus conversou com muitas pessoas e teve desta forma a oportunidade de salvar aquelas almas. Citamos alguns exemplos: a mulher samaritana; Zaqueu, o publicano; o cego de nascença; o leproso na descida do mone; Jairo, o centurião romano, entre outros diálogos registrados na bíblia.
Este é um método ao alcanse de todo crente e testemunha de Jesus Cristo e o professa Senhor e Mestre, pois por menos que alguem conheça a bíblia, pode rebater as críticas e dar opinião e conselhos. A igreja deve aproveitar o máximo potencial dos crentes que tem condições de falar da Palavra de Deus aos amigos, vizinhos, parentes e outras pessoas. Devemos inclusive promover cursos aos crentes ensinando maneiras práticas de abordagem evangélica e incentivar o conhecimento bíblico para que estejam aptos a responder corretamente e sem embaraço aqueles que inquirem a razão da nossa fé.
Este é o método que tem se mostrado mais eficientes na implantação e crescimento de igrejas, pois se cada crente semear a Palavra para todos ao seu redor estaremos ganhando terreno de influenciar positivamente o mundo com a pregação bíblica.
Este método foi utilizado pelos apóstolos no príncipio e a igreja crescia (Atos 5:14).
III- A pregação em grupos ou em dupla
A bíblia contem alguns exemplos de pregação em grupo. Jesus reuniu os seus discípulos e escolheu os doze apóstolos que iam com ele de aldeia em aldeia pregando o evangelho(Mateus10:1-5;Lucas 6:13-17;Lucas 8:1-3;Lucas 9:1,2).Jesus deu o maior exemplo de evangelismo em que a igreja deve se basear e espelhar-se.
Ao enviar setenta dicipulos, Jesus os enviou de 2 em 2, para irem adiante dele, nas cidades onde ele iria passar (Lucas 10:1). Inicia - se ai o evangelismo de base quando os que vão a frente preparam o caminho para outros que estão por vir, hoje chamamos isto de missões. Diversos missionários trabalhando no mundo todo preparam as pessoas para o início do trabalho cristão em igrejas organizadas. É o principio em que cada aldeia, cidade, povoado, região recebe o evangélho. Estes missionários são verdadeiros desbravadores, muitas vezes colocando sua vida em risco por amor a pregação da Palavra de Deus entre os povos.
IV - Testemunho de vida e sinais.
Jesus disse: "Pela árvore conhecereis os frutos". (Mateus 7:16-20). A igreja primitiva se utilizou desde método, que na verdade se torna uma consequência do viver Cristão. Quando vivemos na dependência de Deus e com os irmãos, sabemos que as pessoas estarão observando e esta observação criará curiosidade do porque a pessoa se torna tão diferente dos demais e começará uma investigação pessoal em busca de algo desconhecido para o observado, que é o poder de Deus que transforma, cura, salva, liberta, renova, santifica, livra, perdoa, faz a pessoa amar, etc... quando vivemos na vida cristã genuina influenciaremos as pessoas pela virtude que há em Cristo no nosso viver.
Assim aconteceu aos irmãos no passado. Muitos viram como era viver (comportamento, prática devocional, sinais) e aderiram a igreja. A cada dia o Senhor acresentava a igreja os que haviam de ser salvos
(Atos 2:47 e 5:13,14).
Quanto aos sinais estes são os frutos, as consequências da vida dedicada a Deus e a fé. Neste ponto quero destacar que não adianta uma vida devotada ao Senhor, sem contudo haver fé, que remove as montanhas. Só através da fé é que se manifesta os sinais e os milagres (Tiago 2:26, Hebreus 11:6, Marcos 16:17,18, João 14:12 - 15). Além disso também destacamos que a fé se baseia na Palavra de Deus, na biblía, pois 'a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus'. Se a fé não estiver apoiada na Palavra de Deus, nada vale, é fé sem obras e portanto é morta (Tiago 2:17).
A ele se seguiram os apóstulos e posteriormente os presbiteros que são os atuas pastores.
O apóstolo João se destacou como pregador do amor e das coisas futuras, o apóstolo Paulo foi o pregador da graça divina, Pedro foi o pregador da edificação da Igreja, estabelecendo as bases e o início da pregação apostólica. Todos estes citados e muitos outros foram pessoas que obedeceram a ordem de Jesus:"Ide por todo o mundo, e pregai o evangélio a criatura." (Marcos 16;15).
2 - Cumprindo a ordem de Jesus - preparam
Como já falamos os apóstulos e pregadores do tempo da Igreja primitiva, nos primeiros séculos do cristianismo se esforçaram para cumprir a ordemk do "Ide" de Jesus Cristo o fato de cuimprir a ordem do nosso grande Mestre requer de nós alguns requisitos indispensáveis:
1 - Disponibilidade e entrega ao Senhor Jesus. Quando falamos de disponibilidade não quero dizer que tenhamos que lagar tudo para sair evangelisando, mais colocar nossa vida a disposição de Cristo para que ele nos use segundo sua misericórdea. Não importa onde estejamos ou o que estamos fazendo, não importam as circunstancias que nos envolvem, podemos nos dispor para sermos luz e sal para os que estão perdidos. Através do nosso exemplo, ações, maneira de tratar as pessoas, a forma como encaramos a vida, como nos comportamos, nos farão te vencida a primeira etapa entre os requisitos para sermos evangelistas, pregadores da Palavra de Deus. (Mateus 5:13).
2 - Precisamos nos preparar para enfrentar oposições, pois ao contrário do que muitos pensam, levar a boa Palavra de boas novas, a semente santa, nos atrairá uma forte oposição da queles que tão cegos espiritualmente, e do adversário das nossas almas, o Diabo, que usará todos os meios para nos desanimar. Embora temos um alento nos dizeres bíblicos: "Bem aventurados são os pés dos que anunsiam as boas novas." Romanos 10:15, sabemos que os pés bem aventurados também pisam em espinhos,tropessam em pedras, sentem o calor da areia no deserto e se cansam ao caminhar a longa distância a procura das ovelhas perdidas.
É necessário esta preparado para sofrer afrontas, para se privar de bens e prazeres, para saber ouvir e saber responder com amor, mesmo com o coração ferido.
3- Ter uma vida de comunhão e adoração. É imprescindível ao que deseja pregar o evangélio que se dedique a oração, nas suas várias formas (pública, em grupo, pessoal), mas resaltamos que a oração e meditação pessoal, na intimidade entre você e Deus, muitos te ajudará. Quando estamos constantemente em oração certamente temos comunhão com o Senhor; porém só essa comunhão não basta. É preciso ter comunhão com os irmãos. É preciso fazer parte da família cristã que está no mundo, mas não pertence ao mundo. Em outras palavras, é preciso esta como membro de uma igreja, que seja um grupo unido (conforme o Salmo 136) para pregar o evangélio genuino.
Jesus ensinou que sem ele nada podemos fazer (João 15:5) o apóstulo Paulo alertou para o privilégio e necessidade de participar do corpo de Cristo, que é a reunião de todos os seus membros (1º Coríntios 12:12-27).
4- Buscar e ser cheio do Espí rito Santo. Este requisito é de tamanho inportancia pois, por ele os demais, serão concequências. O crente necessita estar sempre sendo preenchido pelo Espírito Santo, pois é ele que nos orienta, nos ajuda nas fraquezas e intercede por nos com gemidos inexprimíveis ( Romanos 8:26).
Para a missão sagrada de evangelizar é preciso ter em primeiro plano a presença do Espírito que nos fortalece (Filipenses 4:13) nos dá palavra (João 16:13-15), e nos edifica, anima e exorta através da profecia.
Para ser cheio é preciso buscar:" Buscar e achareis..." (Mateus 7:7).
5- Crescer na graça e no conhecimento: Várias vezes a bíblia nos exorta a esta tarefa. Lembro dos meus anos de infância quando comecei aprender a ler e escrever. Era difícil até segurar o lapís na mão, e as letras que pareciam tão complicadas de desenhar, era preciso ser artista para fazer uma letra. Não foi nada fácil para isto, mas com a insistência da professora me acostumei a escrever e aprendi a soletra e hoje sei ler com perfeição. As vezes dava vontade de sumir e algumas vezes até eu fugia para trás da sala de aula, por não aguentar ficar escrevendo aqueles garranchos.
Assim também somos nós na fé. Com muito custo aprendemos alguma coisa importante na graça do Senhor. Muitas vezes até demorarmos anos para entendermos coisas depois vamos achar tão simples.
O segredo para crescer na graça e no conhecimento é não desanimar, não se deixar vencer pelas lutas e dificuldades, perseverar e não se acomodar com o que ja sabe, pensando que não há nada mais a aprender, para isto é preciso abrir o ouvido espiritual, que está no coraçaõ para estar sempre aberto as coisas novas que Deus quer nos falar. "Clama a mim e responder-te-ei; e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas que não sabes." Jeremias 33:3.
3- Cumprindo a ordem de Jesus-praticando
Nós não devemos ser como aquele que se olha no espelho e saindo depois não se lembra mas do seu própio rosto. Tiago 1:22-25. Para evangerlizarmos é necessário preparo espiritual (como mensionamos) mas, é preciso saber que o mais importante e gratificante é realizarmos na prática a obra de evangelismo.
I- Ja nos referimos a ser luz e sal da terra atravez do nosso testemunho de vida. Porém, nós temos uma dádiva de Deus , um presente, que a fala, a habilidade de comunicação inteligente, e devemos usar este dom de Deus para exaltá-lo, glorificá-lo e fazê-lo conhecido e à sua vontade.
II- Uma das maneiras mais simples de comunicação é o diálogo, a conversa. Foi o método utilizado por Jesus, sendo exemplo para pregação. Através da conversa e do diálogo podemos nos colocar diretamente e individualmente frente a frente com a pessoa alvo da pregação e podemos tirar dúvidas e da respostas imediatas as pessoas. Jesus conversou com muitas pessoas e teve desta forma a oportunidade de salvar aquelas almas. Citamos alguns exemplos: a mulher samaritana; Zaqueu, o publicano; o cego de nascença; o leproso na descida do mone; Jairo, o centurião romano, entre outros diálogos registrados na bíblia.
Este é um método ao alcanse de todo crente e testemunha de Jesus Cristo e o professa Senhor e Mestre, pois por menos que alguem conheça a bíblia, pode rebater as críticas e dar opinião e conselhos. A igreja deve aproveitar o máximo potencial dos crentes que tem condições de falar da Palavra de Deus aos amigos, vizinhos, parentes e outras pessoas. Devemos inclusive promover cursos aos crentes ensinando maneiras práticas de abordagem evangélica e incentivar o conhecimento bíblico para que estejam aptos a responder corretamente e sem embaraço aqueles que inquirem a razão da nossa fé.
Este é o método que tem se mostrado mais eficientes na implantação e crescimento de igrejas, pois se cada crente semear a Palavra para todos ao seu redor estaremos ganhando terreno de influenciar positivamente o mundo com a pregação bíblica.
Este método foi utilizado pelos apóstolos no príncipio e a igreja crescia (Atos 5:14).
III- A pregação em grupos ou em dupla
A bíblia contem alguns exemplos de pregação em grupo. Jesus reuniu os seus discípulos e escolheu os doze apóstolos que iam com ele de aldeia em aldeia pregando o evangelho(Mateus10:1-5;Lucas 6:13-17;Lucas 8:1-3;Lucas 9:1,2).Jesus deu o maior exemplo de evangelismo em que a igreja deve se basear e espelhar-se.
Ao enviar setenta dicipulos, Jesus os enviou de 2 em 2, para irem adiante dele, nas cidades onde ele iria passar (Lucas 10:1). Inicia - se ai o evangelismo de base quando os que vão a frente preparam o caminho para outros que estão por vir, hoje chamamos isto de missões. Diversos missionários trabalhando no mundo todo preparam as pessoas para o início do trabalho cristão em igrejas organizadas. É o principio em que cada aldeia, cidade, povoado, região recebe o evangélho. Estes missionários são verdadeiros desbravadores, muitas vezes colocando sua vida em risco por amor a pregação da Palavra de Deus entre os povos.
IV - Testemunho de vida e sinais.
Jesus disse: "Pela árvore conhecereis os frutos". (Mateus 7:16-20). A igreja primitiva se utilizou desde método, que na verdade se torna uma consequência do viver Cristão. Quando vivemos na dependência de Deus e com os irmãos, sabemos que as pessoas estarão observando e esta observação criará curiosidade do porque a pessoa se torna tão diferente dos demais e começará uma investigação pessoal em busca de algo desconhecido para o observado, que é o poder de Deus que transforma, cura, salva, liberta, renova, santifica, livra, perdoa, faz a pessoa amar, etc... quando vivemos na vida cristã genuina influenciaremos as pessoas pela virtude que há em Cristo no nosso viver.
Assim aconteceu aos irmãos no passado. Muitos viram como era viver (comportamento, prática devocional, sinais) e aderiram a igreja. A cada dia o Senhor acresentava a igreja os que haviam de ser salvos
(Atos 2:47 e 5:13,14).
Quanto aos sinais estes são os frutos, as consequências da vida dedicada a Deus e a fé. Neste ponto quero destacar que não adianta uma vida devotada ao Senhor, sem contudo haver fé, que remove as montanhas. Só através da fé é que se manifesta os sinais e os milagres (Tiago 2:26, Hebreus 11:6, Marcos 16:17,18, João 14:12 - 15). Além disso também destacamos que a fé se baseia na Palavra de Deus, na biblía, pois 'a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus'. Se a fé não estiver apoiada na Palavra de Deus, nada vale, é fé sem obras e portanto é morta (Tiago 2:17).
segunda-feira, 20 de agosto de 2007
O amor que sacrifica
"Nisto conhecemos o amor,em que Cristo deu sua vida por nós".1ªJoão3:16. Amar significa sacrificar.Essa foi a oferta de Jesus por nós,sim,a terceira dimensão do amor é oferta.Foi uma oferta de sacrifício. Alguns anos atrás,quando era um estudante de teologia,ouvi uma mensagem que ficou gravada indelevelmente em minha mente.Uma senhora que vinha tentando por anos ter um filho,viu seu sonho realizado.Recebeu dos braços da enfermeira um lindo bebê,porém,qual foi sua surpresa quando notou que a criança não tinha as orelhas.Preocupada perguntou ao médico se o menino tinha perfeita audição.Um exame foi realizado e ficou constatado que o aparelho auditivo era normal. A mãe conformada levou o filho para casa.Seu amor não diminuiu pela criança ,mas a medida que esta crescia observava o tratamento que as outras crianças lhe davam.Com frequência seu filho voltava para casa chorando e isto era como uma punhalada no coração daquela mãe. Consultou um médico novamente e perguntou se algo poderia ser feito pelo seu filho.O doutor revelou que poderia ser feito um implante,se alguém doasse um par de orelhas,quando o menino chegasse aos vinte e um anos.Os anos se passaram e os pais revelaram alvissareira noticia que tinham encontrado alguém para doar as orelhas.A operação foi realizada com grande êxito.Qual não era a satisfação daquela mãe ao contemplar o jovem olhando no espelho e dizendo:Veja mãe,sou agora como todos os outros rapazes.-Voltava-se então para sua mãe e perguntava:Mamãe quem me doou o par de orelhas? e a mãe sempre escondendo do filho. Certo dia aquela mãe sofreu um grave acidente e o pai chamou o filho para o sepultamento,pois a mãe havia falecido.Ambos se aproximaram do esquife e pela ultima vez o filho contemplou sua querida mãe.De repente,para surpresa daquele filho,o pai puxa de lado os cabelos negros da esposa e o filho observa,pela primeira vez que sua mãe não tinha as orelhas.Esta é a grande dimensão do amor:oferta e sacrifício.Assim como aquela mãe sacrificou uma parte do seu corpo em prol de seu filho,assim Deus sacrificou seu único filho para nos salvar e deu-o por nossa redenção. Não somente Jesus ofereceu-se a si mesmo por nós,mas,ele veio a este mundo como nosso substituto,morrendo na cruz do calvário para ofertar-nos algo que havíamos perdido pela derrota de nossos primeiro pais.Ele nos mostra que podemos ser vitoriosos sobre o mal e sobre as tentações do inimigo.Ele oferece a cada cristão a oportunidade de viver uma vida de comunhão com Deus diariamente,que é o segredo da vida cristã bem sucedida. "Esse viver que agora vivo na carne,vivo pela fé no filho de Deus,que se entregou por mim".Quanto não deve ter estimado a raça humana ,que entregou seu filho para morrer por nós. (Extraído do Informativo Paz e Amor de jan/fev de 2002,pág.3)
sexta-feira, 3 de agosto de 2007
"E Jesus disse-lhes;Adverti,e acautelai-vos do fermento dos fariseus e saduceus".Mateus 16:6
Membros dessas duas seitas judaicas foram a Jesus pedir um sinal do céu,e Jesus responde incisivamente:"Nenhun sinal será dado,senão o sinal do profeta Jonas".
Depois deste incidente jesus advertiu os discipulos sobre o fermento dos fariseus e saduceus,que eles só entenderam depois que Jesus falava da doutrina deles e não do pão.Esta foi uma das comparações que Jesus fêz.Fermento comparado a doutrina e vice-versa.Assim como o fermento faz crescer a massa,uma doutrina errada faz crescer o erro não só individualmente ,egoisticamente,mas se espalha rapido como uma epidemia contaminando as pessoas.Mas o que existe de ruimna doutrina dos fariseus e saduceus para que Jesus os comparasse tão negativamente?aparentemente eles eram 'bons' crentes;tinham comportamento social exemplar,ensinavam o amor ao próximo e a Deus como determina a lei de Moisés dada aos israelitas pelo próprio dedo de Deus que a escreveu em tábuas de pedra.Onde estava o erro?O próprio Jesus os apontou:hipocrisia(falsidade de coração),falta de misericórdia,falta de fé,deturpação do juizo,ou seja,corrupção,acusação e castigo de inocentes(como aconteceu com Jesus),impunidade corporativa(veja mateus 23:23).Compotamento que se baseiam nas aparencias,muitas vezes rigorasas da religião,e se alastram contaminando as pessoas quase imperceptivelmente passam a imitar e consequentemente se escondem atrás de normas e preceitos,que não levam a verdadeira conversão,onde os frutos aparecem:mansidão,dominio próprio,amor,prazer,paz,bondade,misericordia,compaixão(Gálatas 5:22).
HOJE EM DIA VIVEMOS EM MEIO A TANTAS REGRAS RELIGIOSAS NO MEIO CRISTÃO,normas rígidas que norteiam nosso comportamento,que não estamos imunes áqueles que como os fariseus e saduceus criam organizações eclesiásticas ou agem isoladamente de modo parecido .
Esta advertência é válida para nossos dias.possamos viver o Evangelho autêntico onde h'perdão para o próximo,perdão de Deus para nós,sem exageros e com toda modéstia e humildade(Mateus 6:9-15).Que o Senhor Jesus nos abençoe e ensine a todos.
(Publicado no numero1,abril a junho/2007,ano23,pag.1)
Membros dessas duas seitas judaicas foram a Jesus pedir um sinal do céu,e Jesus responde incisivamente:"Nenhun sinal será dado,senão o sinal do profeta Jonas".
Depois deste incidente jesus advertiu os discipulos sobre o fermento dos fariseus e saduceus,que eles só entenderam depois que Jesus falava da doutrina deles e não do pão.Esta foi uma das comparações que Jesus fêz.Fermento comparado a doutrina e vice-versa.Assim como o fermento faz crescer a massa,uma doutrina errada faz crescer o erro não só individualmente ,egoisticamente,mas se espalha rapido como uma epidemia contaminando as pessoas.Mas o que existe de ruimna doutrina dos fariseus e saduceus para que Jesus os comparasse tão negativamente?aparentemente eles eram 'bons' crentes;tinham comportamento social exemplar,ensinavam o amor ao próximo e a Deus como determina a lei de Moisés dada aos israelitas pelo próprio dedo de Deus que a escreveu em tábuas de pedra.Onde estava o erro?O próprio Jesus os apontou:hipocrisia(falsidade de coração),falta de misericórdia,falta de fé,deturpação do juizo,ou seja,corrupção,acusação e castigo de inocentes(como aconteceu com Jesus),impunidade corporativa(veja mateus 23:23).Compotamento que se baseiam nas aparencias,muitas vezes rigorasas da religião,e se alastram contaminando as pessoas quase imperceptivelmente passam a imitar e consequentemente se escondem atrás de normas e preceitos,que não levam a verdadeira conversão,onde os frutos aparecem:mansidão,dominio próprio,amor,prazer,paz,bondade,misericordia,compaixão(Gálatas 5:22).
HOJE EM DIA VIVEMOS EM MEIO A TANTAS REGRAS RELIGIOSAS NO MEIO CRISTÃO,normas rígidas que norteiam nosso comportamento,que não estamos imunes áqueles que como os fariseus e saduceus criam organizações eclesiásticas ou agem isoladamente de modo parecido .
Esta advertência é válida para nossos dias.possamos viver o Evangelho autêntico onde h'perdão para o próximo,perdão de Deus para nós,sem exageros e com toda modéstia e humildade(Mateus 6:9-15).Que o Senhor Jesus nos abençoe e ensine a todos.
(Publicado no numero1,abril a junho/2007,ano23,pag.1)
Assinar:
Postagens (Atom)